Para iniciar mais um capitulo da popular rivalidade entre FIFA e PES, o TechTudo levou os dois jogos para quem entende muito de futebol e quase nada de games: José Illan. O jornalista do GloboEsporte.com testou pela primeira vez as versões 2011 dos maiores games de futebol do planeta:

José Ilan testa FIFA 11 e PES 2011 na redação do TechTudo (Foto: Allan Melo / TechTudo)
O primeiro game apresentado foi FIFA 11. Depois de algumas horas de jogatina, começamos nossa entrevista:
TechTudo: O que mais te chamou atenção em FIFA 11?
José Ilan: Antes de mais nada, é importante ressaltar o quanto os jogos estão próximos da realidade, em relação ao visual. Qualquer despercebido pode achar que é um jogo ao vivo na televisão. Mas o que mais me deixou impressionado foi a movimentação, muito próxima do real.
TechTudo: E o que você não gostou em FIFA 11?
José Illan: Primeiro a narração em inglês. Não pelo fato do narrador não falar a nossa língua, mas achei muito frio, não tem aquela vibração de outras locuções internacionais e nacionais. E o que também não agradou foi o sistema de passes, achei tudo muito artificial, a bola é passada com muita facilidade.

FIFA 12 (Foto: Divulgação)
Em seguida foi a vez de Pro Evolution Soccer 2011 :
TechTudo: Agora com PES 2011, o que você cita como ponto alto do jogo?
José Illan: A narração do Silvio Luiz, é sensacional, não da nem para comparar com o a do FIFA 11. Achei a dificuldade do jogo interessante, é preciso saber trabalhar mais a bola do que a correria e os passes artificiais de FIFA 11.
TechTudo: E o que decepciona em PES 2011?
José Ilan: Olha eu achei o PES 2011 muito artificial. A começar pela movimentação, muito mais robótica do que em FIFA 11. Os chutes também são muito irreais. Em determinado momento você consegue bater bem na bola e em outros ela toma uma trajetória bem diferente, não dá nem para saber o motivo de um chuta sair de um jeito e em seguida de outro. E os goleiro também são muto irreais, eles rebatem chutes para a frente da área, fazem defesas acrobáticas em chutes simples e conseguem tomar gols ridículos.

José Ilan testa FIFA 11 e PES 2011 na redação do TechTudo (Foto: Allan Melo / TechTudo)
TechTudo: Após avaliar os dois jogos pela primeira vez, qual você achou o melhor?
José Illan: Eu gostei mais de FIFA 11. A movimentação e o comportamento dos jogadores virtuais são mais reais do que em PES 2011. As finalizações também são mais precisas e eficientes. Só faltou mesmo uma locução mais empolgante e um sistema de toques mais convincentes.
TechTudo: E qual a sua avaliação dos jogos de futebol hoje em dia? Realmente beiram o realismo.
José Ilan: Bom vou ser sincero, ainda precisam caminhar bastante no aspecto da mecânica de jogo. Em relação aos gráficos não restam duvidas que esses jogos estão cada vez mais próximos do que a gente assiste na TV. Até mesmo os efeitos de luz e sombra ajudam a confundir. Mas a velocidade, a troca de passe e a movimentação dos jogadores ainda precisa ser trabalhada. Tenho certeza de que não vai demorar muito para isso acontecer.

Pro Evolution Soccer 2011 (Foto: Divulgação)
* A matéria foi realizada no mês de julho, período em que os jogos jogos Fifa 12 e Pro Evolution Soccer 2012 ainda não tinham sido lançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário