quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games traz o espírito olímpico de volta aos games

Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games
Terceira incursão olímpica das maiores mascotes dos games mantém fórmula de sucesso
Plataforma: Wii / Nintendo 3DS
Produção: Sega
Desenvolvimento: Sega
Gênero: Esportivo
Lançamentos:
15 de novembro de 2011 (Wii)
12 de fevereiro de 2012 (3DS)



Há dez anos o personagem mais famoso da Sega estrelava pela primeira vez um jogo para um console da Nintendo. A reestruturação da companhia dava início a uma das parcerias mais frutíferas. Depois de muitas capas, dos dois primeiros jogos de Olimpíadas e uma participação em Super Smash Bros., ver Mario e Sonic lado a lado no mundo dos games quase virou rotina. Ainda que alguma parte do furor e das vendas de Mario & Sonic at the Olympic Games se deva ao encontro histórico daqueles que são os personagens mais significativos da indústria há mais de vinte anos, os méritos próprios da série devem ser reconhecidos.

A despeito da descrença de muitos, que enxergavam Mario & Sonic como simples caça-níqueis, o que recebemos no primeiro Olympic Games foi uma experiência sólida, que, como poucas no Wii, parecia explorar o potencial multiplayer do videogame.

Dado o sucesso de vendas dos títulos anteriores, são 19 milhões de cópias vendidas, era de se esperar que a Sega não fizesse alterações drásticas em Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games, anunciado para Wii e Nintendo 3DS. Aqueles que queriam novos personagens ou um modo online robusto provavelmente vão ter que esperar pela próxima olimpíada. O princípio é o mesmo: poucos botões, muitos movimentos e quase nenhuma complexidade.

A versão para Wii conta como principal novidade a adição de algumas modalidades, dentre as quais quatro foram mostradas a portas fechadas na E3 deste ano. Uma das mais interessantes é a Equestrian Event, ou hipismo, em que o jogador controla o Wii Remote como se estivesse montado em um cavalo, inclusive segurando as rédeas. Para desviar de um obstáculo, basta girar o controle para o lado desejado, tal qual um montador faria. Para pular, deve-se apertar o A. Evidentemente, o objetivo é terminar o curso o mais rápido possível. E é claro: a parte divertida é parecer um bobo enquanto segura o controle.

Outros esportes inéditos para a franquia foram mostrados. Em canoagem, o jogador deve fazer o movimento de remar de forma coordenada com outro jogador, de acordo com o tempo indicado por um cursor na tela. Quanto mais rápido o movimento da dupla, mais velocidade ganha a canoa. Por fim, há o badminton (pense em tênis e substitua a bola por uma peteca), que em jogabilidade muito se assemelha ao tênis de Wii Sports: com movimentos pré-programados, o jogador deve se preocupar apenas com o tempo preciso em que realiza o movimento com o controle para rebater ou sacar. Infelizmente, uma das modalidades mais promissoras da nova edição, o futebol, pouco ainda foi divulgado.



Mas a parte mais divertida da versão de Wii de London 2012 Olympic Games é a categoria  Dream Events, presente desde o primeiro jogo da série, em que os minigames são menos presos às modalidades esportivas e mais inspiradas no fruto da imaginação pirada dos desenvolvedores. Em um dos eventos, quatro jogadores competem em um cenário de plataforma lateral à la Yoshi's Island composto por nuvens que desaparecem e Bullet Bills gigantes. Um segundo evento presta homenagem a Sonic Adventure, colocando jogadores em queda livre em cima de discos. O objetivo é, através de movimentos com o controle, coletar o máximo de anéis possíveis e atrapalhar seus oponentes. Apesar do aperitivo, ficamos desde já ansiosos por mais Dream Events inéditos.
Olimpíadas portáteis
Apesar de ser a terceira vez que o Wii recebe um jogo das Olimpíadas estrelado por Mario e Sonic, a nova edição marca a estreia da série no Nintendo 3DS. O Nintendo DS não está nos planos de lançamento. Como não poderia deixar de ser, a versão portátil conta com minijogos que exploram as capacidades exclusivas do novo sistema, inclusive o acelerômetro e, é claro, o efeito de terceira dimensão. Em termos de visual e apresentação, o título é bastante consistente com a versão de Wii, e os modelos e cenários, apesar do padrão simplista e limpo da série, são bem animados.
Foram reveladas cinco modalidades para a versão de 3DS. Em judô, o jogador precisa apertar uma série de botões de acordo com a sequência que aparece na tela o mais rápido possível. Conforme as sequências vão ficando mais complicadas, precisão e a agilidade determinam a vitória ou a derrota. Já na corrida de caiaque, você precisa fazer movimentos circulares com o direcional analógico como se estivesse remando. Quanto mais rápido girar o controle, mais rápido você vai remar.


Um dos esportes que mais se destaca entre o apertar frenético de botões é a modalidade de barra fixa, que utiliza os sensores de movimento do portátil para medir o equilíbrio durante as acrobacias e saltos de ginástica. O microfone também é utilizado na categoria 100 metros peito de natação, na qual o jogador deve soprar toda vez que o nadador colocar a cabeça para fora da água. Finalmente, a maratona de 20 km consiste em um jogo musical rítmico: para manter o personagem correndo pelos belos cenários londrinos, é preciso fazer movimentos com a Stylus de acordo com o ritmo da música que toca ao fundo, que aumenta conforme o final da corrida se aproxima.
Ainda que não venha para revolucionar o mundo dos jogos esportivos ou apresentar grandes inovações, Mario & Sonic at the 2012 London Olympic Games é uma boa pedida para quem está à procura de diversão compromissada. Seja cativando a família toda na versão de Wii com controles fáceis e intuitivos ou explorando as novas capacidades do 3DS, vale a pena conferir o que Sonic e Mario aprontarão nas Olimpíadas londrinas. E se preparar para quando a turma resolver vir para o Brasil em 2016.
 falou gente até mais
Por Guilherme Farias de Oliveira

Nenhum comentário:

Referencias

http://www.techtudo.com.br

Tradutor

Pessoas online

Postagens populares